Então, chegou a hora de saber a verdade sobre o Alzheimer. Isso é fundamental para cuidar bem do idoso. Você está no lugar certo!
Inúmeras perguntas vão ser respondidas a ] seguir. Além disso, vai aprender muita coisa que nem imaginava precisar saber. Mas depois de descobrir vai se perguntar: “Como não sabia disso?!”. Pois é. Pode confiar.
As perguntas que você já sabe e as que ainda vai descobrir serão respondidas nessa ordem:
O que é Alzheimer?
O que significa Alzheimer?
Quais sintomas do Alzheimer?
Alzheimer é hereditário/genético e o que provoca o Alzheimer?
Qual médico procurar para Alzheimer?
Quem tem Alzheimer sente dor?
Quem tem Alzheimer pode tomar calmante?
Quando internar Idoso com Alzheimer?
O que É Alzheimer?
Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, Alzheimer é definido como: “A Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais”.
O que Significa Alzheimer?
Alzheimer é o sobrenome do médico que primeiro descreveu a doença lá em 1906, chamado Alois Alzheimer. Olha a foto dele aqui em baixo.
Quais sintomas do Alzheimer?
Os sintomas do Alzheimer são diferentes de acordo com a fase da doença. São quatro fases ao todo. Descubra as frases como também suas características aqui em baixo:
Leve: mudança da memória, habilidades manuais e sua personalidade;
Moderada: dificuldade para falar, fazer coisas antes simples e agitação com insônia;
Grave: recusa das tarefas cotidianas, incontinência urinária e fecal e deficiência motora progressiva;
Terminal: vive no leito, têm dores ao mastigar e infecções são cotidianas.
Você pode ler mais sobre os sintomas do Alzheimer apertando: aqui, ou continuando a ler e descobrindo se Alzheimer é hereditário/genético abaixo.
Alzheimer é Hereditário/Genético e O que Provoca o Alzheimer?
Existem hipóteses, mas nenhuma unanimidade. Alguns estudiosos falam de herança genética e já outros especialistas associam a outros fatores, como o envelhecimento, sedentarismo, traumatismo e hábito do cigarro. Ou seja, a ciência ainda não sabe qual é a causa do Alzheimer exatamente.
Qual Médico Procurar para Alzheimer?
Os médicos para se procurarem para Alzheimer são três especialidades diferentes, elas são:
Geriatria;
Neurologia;
Psiquiatria.
Então.
Depois de identificar se o idoso apresenta os sinais já citados nesse post, é fundamental procurar o profissional o mais rápido possível, caso apresente os sintomas. Porque quanto mais cedo diagnosticado mais chances existem de evitar a evolução da doença. Alzheimer não tem cura.
Recomendamos o geriatra Dr. Alexandre. Aperte na foto para saber mais e marcar sua consulta aqui em baixo:
Quem Tem Alzheimer Sente Dor?
A doença de Alzheimer não provoca dor. Mas os idosos com Alzheimer apresentam um risco maior de sentirem dores. Pois são mais propensos a situações que podem causar dor, como quedas, acidentes e lesões em geral.
Quem Tem Alzheimer Pode Tomar Calmante?
Não está claro ainda se comprimidos normais para o sono funcionam com portadores do Alzheimer.
Tem mais.
Há a preocupação que calmantes possam causar efeitos secundários. Provocando um problema maior do que o problema que propõem amenizar/eliminar.
Procure uma das 3 modalidades de profissionais da saúde citados a cima para orientação.
Quando Internar Idoso com Alzheimer?
Quando internar idoso com Alzheimer depende de dois fatores principais, são eles:
Possibilidades de atenção dos familiares;
Estágio da doença no idoso.
Vamos falar um pouco sobre cada um dois fatores.
Quanto a possibilidade de atenção dos familiares, a pergunta a ser feita é: “Temos disponibilidade para montarmos e administrarmos a estrutura necessário para entregar a melhor qualidade de vida a ele?” Se a resposta for “sim”, então a internação não precisa acontecer agora. Mas é altamente recomendável ajuda profissional de cuidadores de idosos; veja tudo que precisa saber sobre cuidador de idoso apertando, aqui, ou continuo lendo para saber do segundo fator.
Então.
Em relação ao estágio da doença no idoso, a pergunta para ser respondida, seria: “Os efeitos do estágio da doença de Alzheimer podem ser administrados fora de uma casa de repouso especializada?”. Sendo a resposta “não”, procure o asilo que melhor se adéqua ao seu e o perfil do idoso. Encontre uma lista com as melhores referências de casa de repouso para idosos apertando : aqui.
Conclusão
Você entrou nesse post porque decidiu que estava na hora de saber a verdade sobre o Alzheimer. Descobriu a verdade. Mas não parou por lá. Foi além disso. Descobrindo o que no começo desse post nem imaginava precisar saber sobre o Alzheimer. Você definitivamente entrou no lugar certo.
Você ainda não viu a melhor parte.
A moral da história é que o conhecimento é o único bem que jamais podem tirar de você.
Tudo que foi aprendido enquanto lia este post vai ficar com você até o fim. Isso não tem dinheiro do mundo que pague. Sem dúvida um enorme ganho para você.
Commentaires